RG, CNH, Passaporte ou outro documento oficial com foto, CPF e Cartão do SUS são necessários para ser atendido em qualquer unidade de saúde

Quais são os documentos necessários para ser atendido no Vale das Pedrinhas?

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É obrigatório apresentar os documentos pessoais e Cartão do SUS, o que também facilita o trabalho da equipe multidisciplinar de saúde

O  Multicentro de Saúde Vale das Pedrinhas, em Salvador (BA), oferece atendimento ambulatorial e consultas especializadas de baixa e média complexidades, onde os usuários do SUS – Sistema Único de Saúde podem fazer o acompanhamento de problemas de saúde sem risco iminente à vida. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18 horas, exceto feriados.

O fluxo de atendimento é realizado por meio de um sistema de pré-agendamento on-line, onde, para a maioria das consultas e exames especializados, o usuário deve preencher um formulário e anexar a requisição médica. Após a verificação de disponibilidade de vaga no sistema, as equipes do Multicentro de Saúde entram em contato com o usuário para informar data e horário.

E no dia do atendimento, o paciente deve apresentar os seguintes documentos pessoais:

– Documento de identificação com foto (RG, CNH, Passaporte etc.);

– CPF;

– CNS (também conhecido como Cartão do SUS);

– Guia de atendimento, solicitação ou requisição assinada por um médico (para exames)

Caso o usuário precise emitir o Cartão do SUS, basta ir até a unidade de saúde mais próxima, à Secretaria de Saúde do município para fazer a solicitação ou ainda emitir pela internet.

Como emitir o Cartão do SUS na unidade de saúde?

O Cartão do SUS é gratuito e necessário para realizar o agendamento de consultas e exames, acompanhar o histórico de atendimentos e vacinas, e outras demandas.

Para emiti-lo, é necessário apresentar:

– Documento de identificação com foto (RG, CNH, Passaporte, Carteira de Trabalho etc.);

– CPF;

– Certidão de nascimento ou casamento;

– Comprovante de residência (conta de luz, água, telefone etc.);

– Número de PIS/PASEP (se tiver).

Após entregar os documentos, basta aguardar ser chamado novamente pelo atendente, que fará o cadastro e, em seguida, entregará a versão física do Cartão do SUS. Guarde-o em local seguro.

Como emitir o Cartão do SUS pela internet?

Também é possível emitir o Cartão do SUS gratuitamente pela internet através do site ou pelo aplicativo Conecte SUS.

Para ter acesso ao sistema é necessário ter uma conta Gov.br, que pode ser criada de graça e ainda oferece outros serviços públicos digitais.

A versão digital do Cartão do SUS foi criada pelo Ministério da Saúde para facilitar a identificação e autenticação do cidadão, e é aceito nas unidades de saúde de todo o Brasil.

 Aplicativo Conecte SUS reúne as informações mais relevantes e todo o histórico do usuário
Com o aplicativo Conecte SUS o usuário tem acesso à versão digital do Cartão do SUS e seu histórico de dados de saúde

Confira abaixo o passo a passo para emitir a versão digital do Cartão do SUS.

Pelo aplicativo:

– Baixe o aplicativo Conecte SUS pelo Google Play (Android) ou App Store (iOS);

– Clique no botão “Entrar com Gov.br”;

– Insira seu CPF e clique em “Continuar”;

– Insira sua senha da conta Gov.br e clique em “Entrar”;

– Ao entrar no aplicativo, clique no botão “Perfil” e depois em “Cartão Nacional de Saúde”;

– Seu cartão será exibido com as opções para inserir na carteira digital ou fazer o download no dispositivo.

Obs.: Para criar uma conta Gov.br pelo smartphone, baixe o aplicativo Gov.br pelo Google Play (Android) ou App Store (iOS) e siga as instruções.

Pelo site:

– Acesse o site Conecte SUS;

– Clique no botão “Entrar com Gov.br”;

– Insira seu CPF e clique em “Continuar”;

– Insira sua senha da conta Gov.br e clique em “Entrar”;

– Ao entrar no site, clique no menu “Meu Perfil” e depois em “Cartão Nacional de Saúde”;

– Seu cartão será exibido com as opções para inserir na carteira digital ou fazer o download no dispositivo.

Obs.: Para criar uma conta Gov.br pelo computador, abra o navegador de internet, acesse o site Acesso Gov.br e siga as instruções.

O que é o sistema de pré-agendamento on-line?

Agora que você já sabe quais documentos levar quando for até o MCS Vale das Pedrinhas, conheça também o que é e como funciona o sistema de pré-agendamento on-line.

Quando assumiu a gestão do Multicentro de Saúde, em agosto de 2020, o ISAC – Instituto Saúde e Cidadania deu início a um amplo processo de modernização, onde implementou ferramentas para dar mais agilidade e eficiência nos processos internos e atendimento ao público. E o sistema de pré-agendamento on-line foi uma dessas ferramentas, sendo criada para solucionar o problema das filas que se formavam diariamente pela manhã ao redor da unidade.

Desde então, para agendar uma consulta ou exame é necessário acessar o sistema de pré-agendamento on-line no menu do site, localizado em: A Unidade / Agendar Atendimento. A partir daí, o usuário deve preencher um formulário com informações pessoais, como nome, endereço, telefone para contato e número do cartão do SUS – que deve estar vinculado ao município de Salvador – e anexar a requisição assinada pelo profissional de saúde para realização da consulta ou exame especializado, exceto para os agendamentos em Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Oftalmologia.

Após o preenchimento e envio do formulário, assim como a verificação de disponibilidade de vaga no sistema, as equipes  fazem a marcação do procedimento e entram em contato com o usuário via telefone, informando o dia e a hora que o atendimento especializado será realizado. E aqueles que possuem dificuldade de acesso à internet podem procurar os colaboradores da Sala de Apoio de Pré-agendamento para que possam marcar os procedimentos.

Quando procurar atendimento no Vale das Pedrinhas?

O MCS Vale das Pedrinhas é referência em excelência na prestação de serviço de saúde com foco na cultura de segurança, qualidade assistencial e melhoria contínua. São mais de 15 especialidades médicas e da saúde, além de exames laboratoriais, físicos e de imagem.

Oferece atendimento ambulatorial e consultas especializadas de baixa e média complexidades, sendo custeada pela Prefeitura de Salvador e gerenciada pelo ISAC.

São exemplos de casos para procurar atendimento no AME:

– Cardiologia;

– Dermatologia;

– Eletrocardiograma;

– Fisioterapia;

– Gastroenterologista;

– Ginecologia;

– Neurologia;

– Oftalmologia;

– Ortopedia;

– Pediatria;

– Psicologia;

– Radiologia;

– Ultrassonografia;

– Urologia

Se o usuário apresenta sintomas como febre, vômito, diarréia ou falta de ar, ou sofreu algum tipo de acidente com corte ou trauma e sangramento, o recomendado é buscar acolhimento em uma UPA, para as ocorrências sem risco à vida, ou hospital, para as ocorrências com risco iminente à vida.

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