Unidades administradas pelo ISAC em Salvador aderem ao Movimento pela Vida
O câncer de próstata tem até 90% de chance de cura se descoberto precocemente. Esse dado apresentado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) traz à tona a importância da promoção de uma cultura do autocuidado.
Durante o Novembro Azul, mês de mobilização que tem como principal foco o combate ao câncer de próstata, os Multicentros Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas, unidades ambulatoriais administradas pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, em Salvador (BA), intensificaram as ações de sensibilização e incentivo à procura do público masculino aos serviços de cuidados preventivos de saúde.
Curado do câncer de próstata há cinco anos, o aposentado José Raimundo Ferreira, 76 anos, dá um exemplo de cuidado com a vida.
“Não podemos ter preconceito nem acanhamento porque o câncer de próstata mata. A gente precisa se prevenir. Nunca tive vergonha. Mesmo estando curado, continuo fazendo meus exames todo ano. Homem de verdade tem que se cuidar”, enfatizou o aposentado.
“O maior desafio está na quebra de tabus que contribuem para os homens buscarem menos os serviços de saúde. Estamos todos unidos no Movimento pela Vida para sensibilização de homens, mulheres trans, travestis e pessoas não-binárias ao autocuidado com a saúde”, alertou Verusca Contreiras, supervisora de assistência do Multicentro Carlos Gomes.
De acordo com orientação do Ministério da Saúde, a partir dos 50 anos de idade, o público masculino deve fazer anualmente o exame de toque retal, procedimento mais eficaz para detecção precoce de qualquer alteração na próstata. Indivíduos com histórico familiar da doença devem realizar o exame com 45 anos de idade.