Getting your Trinity Audio player ready...
|
Mobilização fez parte das ações do Janeiro Branco no Multicentro Vale das Pedrinhas
Uma forma leve e lúdica para falar de um assunto sério. Essa é a maneira encontrada pelo Plantão Loucura para alertar sobre a importância do autocuidado com a saúde mental. Utilizando a arte do clown – arte do palhaço -, os membros do grupo realizaram uma intervenção no Multicentro Vale das Pedrinhas para alertar pacientes, acompanhantes e colaboradores sobre o tema.
“Começamos a desenvolver esse trabalho no início da pandemia. Sentimos essa necessidade porque cuidar da saúde mental se tornou ainda mais essencial com a nova forma de convívio social que tivemos que adotar nesse período. A ideia é usar uma linguagem simples e acessível para que as pessoas possam cuidar mais de si”, explicou Gustavo Mesquita, membro do Plantão Loucura.
A troupe Plantão Loucura é formada por trabalhadores da rede municipal de Saúde Mental.
Saúde Mental é uma questão de todos
A professora de química, Letícia Santos, 27 anos, foi uma das pessoas que assistiram a intervenção no Multicentro. A pequena apresentação dos palhaços ajudou a jovem a rever alguns aspectos importantes da sua saúde mental.
“A gente é jovem, cheio de tarefas e as vezes se acha inabalável. A apresentação com o palhaço me mostrou de maneira simples que preciso olhar mais para mim e para minha saúde emocional. Adorei esse momento. Percebi vários sinais de alerta que mostram que preciso de ajuda. Essa linguagem mais lúdica nos ajuda a assimilar algumas verdades de maneira mais leve”, afirmou.
Janeiro Branco
A mobilização fez parte das ações Janeiro Branco, promovida pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania simultaneamente em todas unidades administradas pela instituição no país. O objetivo é sensibilizar a população, especialmente as comunidades onde o ISAC está inserido, sobre a importância do autocuidado com a saúde mental.