Getting your Trinity Audio player ready...
|
Até o dia 20 de maio, eles trocarão experiências durante a Semana de Enfermagem
Uma história de luta e superação para alcançar o sonho de poder cuidar das pessoas. É assim que podemos definir a história de Edileusa Marques. Vinda de uma família humilde, Edileusa foi para cidade de Palmas, no Tocantins, para realizar o sonho de ser enfermeira.
Divorciada e mãe de três filhos, ela conseguiu conciliar por anos a rotina intensa do cuidado com o lar, o trabalho durante o dia e o curso técnico de Enfermagem à noite.
Toda a luta foi premiada, anos depois, com o diploma do curso superior. Hoje Edileusa tem orgulho de atuar como enfermeira no HECC – Hospital Estadual de Combate à Covid-19 do Tocantins. “Após muita dificuldade, sou enfermeira graduada em Urgência e Emergência. Ser enfermeira é o dom e o ato de cuidar. Lute sempre pelos objetivos. Lutar sempre, desistir jamais”, afirmou.
Essa é uma das 1.378 histórias inspiradoras dos profissionais de Enfermagem que atuam no ISAC – Instituto Saúde e Cidadania. No total, são 976 técnicos e 402 enfermeiros que se dedicam à área nas unidades administradas pelo Instituto no Pará, Alagoas, Tocantins e Bahia e, ainda, na Sede Administrativa em Brasília.
Algumas dessas histórias fazem parte da série “Enfermagem e eu, uma história de vida!”. As peças foram produzidas pelo ISAC para homenagear enfermeiros e técnicos da Instituição durante a Semana de Enfermagem. O evento é realizado de 10 a 20 de maio de forma integrada em todas as unidades gerenciadas pelo ISAC.
Dia Mundial do Enfermeiro
No dia 12 de maio é celebrado o Dia Mundial do Enfermeiro. A data é uma homenagem à britânica Florence Nightingale, fundadora da primeira escola de Enfermagem da Inglaterra.
Mais de 100 anos depois da morte de Florence, o enfermeiro Jeferson Araújo segue os passos dela no cuidado com o próximo na UPA – Unidade de Pronto Atendimento Trapiche da Barra, em Maceió.
“A Enfermagem, para mim, é a extensão do cuidar e é onde pude pôr em prática todo o conhecimento que adquiri em cinco anos de graduação, de forma humanizada e com um atendimento de qualidade”, destacou.
Recompensas e aprendizados
A Enfermagem proporciona muita interação humana e troca de experiências. Lidar diariamente no contato com os pacientes e auxiliar as pessoas na superação de momento difíceis gera, além de muito aprendizado, uma satisfação que só é experimentada por quem cuida de alguém. É o que conta a enfermeira Helenice Silva, colaboradora do ISAC na UPA Icuí, no Pará.
“Atendemos um morador de rua que chegou à nossa unidade com desconforto respiratório grave e chegou a ser entubado. No decorrer do tratamento dele houve melhoras e chegamos a extubá-lo. Depois de um tempo, auxiliamos na recuperação com apoio na fisioterapia e o paciente se recuperou muito bem até receber alta. Ele reencontrou a família que não via há anos. Tivemos a oportunidade de trabalhar de maneira humanizada e transformar a vida de uma pessoa”, comemorou a enfermeira.
Novas jornadas
E a jornada continua. A cada dia, o ISAC abre oportunidade para que um novo colaborador possa exercer a vocação do cuidado com o próximo.
“Minha trajetória na Enfermagem começou há três anos, desde que me tornei bacharel em Enfermagem, quando comecei a vivenciar um pouco o que era ser enfermeira. Hoje atuo na área que amo, sou feliz com o que faço, levando um cuidado humanizado de forma integral. Fico feliz em fazer parte desse time ISAC”, finalizou Laila Morbek, enfermeira do Multicentro Carlos Gomes, em Salvador.