Mulher com farda hospitalar azul claro e máscara está de pé e entrega folhetos informativos. Ao redor dela, várias pessoas estão sentadas em cadeiras.

Prevenção da violência contra mulher é abordada em palestras

Getting your Trinity Audio player ready...

Mobilização fez parte da campanha Agosto Lilás no Multicentro Vale das Pedrinhas

Uma pesquisa do Instituto Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública aponta que cerca de 17 milhões de mulheres sofreram algum tipo de violência física, psicológica ou sexual durante a pandemia no Brasil. O estudo revelou ainda que a maioria das ocorrências ocorreram dentro de casa – e os autores são pessoas conhecidas pelas vítimas.

Como reforço à necessidade de enfrentamento aos tipos de violência contra a mulher, as equipes multidisciplinares do Multicentro de Saúde Vale das Pedrinhas, em Salvador, promoveram palestras na sala de espera da unidade ambulatorial, para sensibilizar pacientes e acompanhantes sobre o tema. A ação fez parte do Agosto Lilás, campanha de mobilização sobre o assunto.

“Tivemos um aumento perceptível de casos de violência contra a mulher durante a pandemia. Esse também é um problema endêmico em nosso país. Por esse motivo é importante usarmos os espaços para falar sobre o tema e fortalecer o enfretamento contra esse tipo de ato”, afirmou Karla Guedes, assistente social do Multicentro de Saúde Vale das Pedrinhas.

Agosto Lilás

O mês de agosto foi destinado para enfrentamento à violência contra a mulher em alusão à Lei Maria da Penha, que foi sancionada em 07 de agosto de 2006. A campanha tem como objetivo alertar a população sobre a importância da prevenção e do combate, incentivando as denúncias de agressão.

Os episódios de violência contra a mulher podem ser denunciados para a Polícia Militar pelo telefone 190 ou também pelo Disque Direitos Humanos – o Disque 100.

O Multicentro de Saúde Vale das Pedrinhas é custeado pela Prefeitura de Salvador e administrado pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania.

Compartilhe esta postagem »»

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.