Getting your Trinity Audio player ready...
|
Conversar é a melhor maneira de prevenir novos casos
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, nove em cada dez mortes por suicídio poderiam ser evitadas. O dado alarmante reforça a importância de falar sobre o tema para quebrar tabus e salvar vidas.
No Multicentro de Saúde Vale das Pedrinhas, unidade administrada pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, em Salvador, a equipe de Serviço Social promoveu palestras nas salas de espera da unidade para sensibilizar pacientes e acompanhantes sobre a importância de procurar ajuda em casos de pensamentos suicidas. A iniciativa faz parte das ações do Setembro Amarelo, mês de combate ao suicídio.
“Ainda existem muitos preconceitos e desinformação relacionados ao tema suicídio. Esses tabus, muitas vezes, criam barreiras que dificultam que as pessoas busquem ajuda para cuidar das questões emocionais. Quando promovemos iniciativas onde falamos abertamente sobre o assunto e mostramos que o cuidado com a saúde mental é algo comum a todos, conseguimos construir um caminho importante para prevenção”, explica Karla Guedes, assistente social do Multicentro Vale das Pedrinhas.
Assistência
A assistente administrativa Jeane Oliveira, 31 anos, aproveitou a espera da consulta com o neurologista para assistir a palestra. Ela afirmou que as informações prestadas são importantes para identificação de aspectos que sinalizem a necessidade do cuidado com a saúde mental, bem como para saber onde se deve procurar ajuda especializada.
“Esse tipo de abordagem é muito importante para quem é atendido no Multicentro de Saúde. Muitas vezes, estamos passando por uma dificuldade e não conseguimos mensurar a gravidade. Quando ouvimos uma palestra como essa, somos incentivados a falar sobre o assunto e sabemos onde procurar ajuda no lugar certo”, disse Jeane.
Falar é necessário
Muitos são os motivos que podem levar uma pessoa ao suicídio. Exposição a momentos de extremo estresse, problemas financeiros, situações de perdas, separação e outras dores e até disfunções fisiológicas que impactam na saúde mental.
O primeiro passo para prevenir o suicídio, no entanto, é conversar. “Falar sobre os sofrimentos é a melhor medida para prevenir o suicídio. Sabemos que é uma conversa difícil, mas é necessária para o processo de superação. Buscar acompanhamento com o especialista é a melhor medida para apoiar alguém que está em risco”, explicou Angélica Ayres, psicóloga do Multicentro de Saúde Vale das Pedrinhas.
Atendimento especializado
O Multicentro de Saúde Vale das Pedrinhas conta com uma equipe de psicólogos para acolhimento gratuito dos beneficiários SUS da capital baiana que necessitam de acompanhamento.
Para ter acesso ao serviço, é necessário fazer o agendamento no setor de marcação da unidade ambulatorial, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8 às 18 horas, portando o cartão SUS vinculado ao município de Salvador e um documento de identificação com foto.