Um homem está deitado no leito com vários eletrodos pelo corpo. De pé, uma profissional de saúde com touca, luva e máscara realiza o manejo do paciente.

Mais de 209 mil atendimentos são realizados no Multicentro em 2022

Getting your Trinity Audio player ready...

Quantitativo de acolhimentos foi 32% maior em relação ao registrado em 2021

O Multicentro de Saúde Vale da Pedrinhas realizou 209.120 atendimentos em 2022, entre procedimentos de finalidade diagnóstica e consultas especializadas. O número representa um aumento de 32% na quantidade de acolhimentos em relação ao ano de 2021, quando foram realizados 158.122 atendimentos.

Custeada pela Prefeitura de Salvador e administrada pelo ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, a unidade é considerada um dos multicentros mais importantes da rede ambulatorial da capital baiana, garantindo atendimento gratuito por meio do SUS – Sistema Único de Saúde.

 “O Multicentro de Saúde Vale das Pedrinhas atende uma região bastante populosa da cidade. No ano de 2022, ampliamos de forma significativa a oferta de serviços. Desde que iniciamos a gestão da unidade, conseguimos realizar uma série de melhorias, e os nossos pacientes já conseguem perceber o Jeito ISAC de cuidar, sempre com qualidade, humanização e segurança”, explicou Celisângela Matias, diretora-geral da unidade.

Satisfação do usuário

A melhoria da qualidade do serviço implementado pelo ISAC é comprovada por meio do índice de satisfação do usuário, que, em 2022, foi de 93%. O indicador é atestado pelo SAU – Serviço de Atendimento ao Usuário, área responsável por receber sugestões, elogios e reclamações de pacientes e acompanhantes.

A dona de casa Adriana Costa é acompanhada pela equipe de Fisioterapia da unidade. Com grande evolução desde que iniciou o tratamento no Multicentro Vale das Pedrinhas, ela destaca a humanização como um dos pontos fortes do acolhimento.

“Tive uma melhora muito grande com o acompanhamento de Fisioterapia. A forma como nos acolhem aqui faz toda a diferença. É como se fizéssemos parte da família”, afirmou.

Para garantir a total isenção do SAU na unidade, o serviço é autônomo, agindo como uma área de avaliação externa. A WeDo é a empresa que atesta a satisfação dos usuários da unidade.

Valorização das equipes

Valorizar as pessoas faz parte do Jeito ISAC. Assim, um ambiente com colaboradores felizes contribui para a excelência no atendimento.

Com o objetivo de criar oportunidades que proporcionem o bem-estar e o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores, o instituto desenvolve uma série de iniciativas voltadas para as pessoas que fazem parte do time.

Duas delas são os programas Destaques do Mês e Crescimento Profissional. O primeiro avalia o desempenho dos profissionais e ajuda a identificar seus pontos fortes e de melhorias. O segundo reconhece os colaboradores que, por mérito, mudaram de função ou cargo nas unidades gerenciadas pela organização social, a partir de processos seletivos internos.

Há pouco mais de dois anos, Thaize Lorena Soares Sena atua no Multicentro de Saúde Vale das Pedrinhas, em Salvador. Agora, ela comemora a promoção: passou da função de nutricionista para supervisora da Equipe Multidiscipinar.

“Me sinto feliz e honrada por ter meu trabalho reconhecido, bem como pela oportunidade de expandir os conhecimentos, podendo, assim, exercer uma função muito importante no Multicentro de Saúde. Aprendo muito e me sinto muito feliz por essa oportunidade”, ressalta.

Já Davi Reis era jovem aprendiz. Após pouco mais de um ano atuando na unidade, ele foi contratado para o cargo de auxiliar administrativo. “Fico feliz pela oportunidade de crescimento que tenho na instituição. É um estímulo a mais para continuar entregando sempre o melhor”, afirmou.

Diálogo

Para alinhar as mudanças e os fluxos continuamente, o ISAC atua com diálogo. Diariamente, as equipes realizam reuniões de alinhamento com base no modelo de governança assistencial focado na humanização, segurança do paciente e qualidade do atendimento.

A estratégia utilizada é o MultiDay, que se baseia em encontros com duração de, no máximo, 15 minutos. Eles fortalecem a interação entre as áreas, bem como criam barreiras para minimizar os riscos.

Compartilhe esta postagem »»

A sua privacidade é importante para nós. É política do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania respeitar a sua privacidade em relação a qualquer informação sua que possamos coletar no site ISAC – Instituto Saúde e Cidadania, e outros sites que possuímos e operamos. Solicitamos informações pessoais apenas quando realmente precisamos delas para lhe fornecer um serviço. Fazemo-lo por meios justos e legais, com o seu conhecimento e consentimento. Nossas práticas de privacidade e nosso compromisso em proteger e respeitar suas informações, estão em consonância com a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Política de Privacidade.