Getting your Trinity Audio player ready...
|
A iniciativa contribui para a redução dos riscos de infecções na unidade de saúde
Garantir um ambiente mais seguro para pacientes e colaboradores. Este é o objetivo da campanha “Adorno Jamais”, iniciativa que faz parte do programa Atitude Segura do ISAC – Instituto Saúde e Cidadania e acontece em todas unidades administradas pela organização social no país.
Para reduzir os riscos de infecção por causa do uso de adornos, o Núcleo de Segurança do Paciente do Multicentro de Saúde Vale das Pedrinhas, em Salvador, aderiu à estratégia para sensibilizar os colaboradores sobre a prática. A unidade é custeada pela Prefeitura de Salvador e gerenciada pelo ISAC.
“O uso de adornos por profissionais de saúde aumenta a infecção cruzada. Por esse motivo, intensificamos a mobilização da equipe para evitar que a prática aconteça em nossa unidade. É por meio da sensibilização que conseguimos promover a mudança de hábitos e fortalecer uma cultura que valoriza e promove um ambiente mais seguro”, explicou Márcia Sena, coordenadora de Enfermagem do Multicentro Vale das Pedrinhas.
As ações seguem a orientação da Norma Regulamentadora 32, do Ministério do Trabalho, que proíbe os trabalhadores dos serviços de saúde de utilizarem no ambiente de assistência à saúde adornos e crachás pendurados com cordão. São exemplos de adorno anéis, alianças, pulseiras, colares e brincos.
Higiene das mãos
Durante a mobilização no Multicentro Vale das Pedrinhas, o time do Núcleo de Segurança do Paciente também reforçou a importância da higienização das mãos e de manter as unhas aparadas para evitar a disseminação de micro-organismos que causam infecções.