Getting your Trinity Audio player ready...
|
Mobilização faz parte das ações do Movimento pela Vida
Mesmo com o adiamento dos festejos do Carnaval, o mês de fevereiro continuou muito colorido no Multicentro Vale das Pedrinhas, em Salvador. Isso porque os colaboradores da unidade ambulatorial aderiram às campanhas Fevereiro Laranja e Roxo para ajudar pacientes e acompanhantes a entenderem melhor sobre leucemia, fibromialgia, Mal de Alzheimer e lúpus.
Materiais educativos foram distribuídos e palestras foram ministradas na sala de espera da unidade. O objetivo da mobilização foi informar o público sobre os sinais e aspectos de cada patologia, auxiliando-o na identificação dos sintomas e diagnóstico precoce dos agravos.
“Algumas doenças, apesar de terem bastante incidência, ainda são muito desconhecidas. Quando abordamos o tema e trazemos informações sobre os sintomas, isso ajuda na identificação dos sinais e, consequentemente, na busca de um atendimento especializado para tratar a patologia”, afirmou Karla Guedes, assistente social ISAC – Instituto Saúde e Cidadania.
Fevereiro Roxo
O roxo representa a luta para sensibilização sobre o cuidado de três doenças: o lúpus, a fibromialgia e o Alzheimer. Com sintomas e tratamento distintos, todos esses agravos têm em comum o fato de serem patologias incuráveis.
Fevereiro Laranja
A luta contra a leucemia também marca as ações no mês de fevereiro. A campanha traz à tona a importância sobre a doação da medula óssea, procedimento simples com cadastro realizado em bancos de doadores de hemocentros de todo o país. Em grande parte dos casos, o transplante de medula significa a cura do paciente.